sexta-feira, 13 de março de 2020

Por que a revisão é importante?


Por que a revisão é importante?

A revisão pode ajudar a melhorar a legibilidade e a qualidade dos seus documentos. É importante garantir que sua escrita esteja livre de erros (por exemplo, ortográficos) e seja adequada a determinado gênero textual, seja o caso de uma tese de doutorado ou mesmo um currículo profissional.

O que é Revisão?

A revisão, grosso modo, implica os retoques finais necessários para garantir que um texto esteja adequado a determinado contexto.

Quando enviar textos para revisão?

A revisão é frequentemente confundida com a edição (embora haja serviços de revisão que incluem esse processo). A edição envolve revisões do documento, geralmente com grandes alterações, como reescrita de períodos, para garantir o alinhamento com os objetivos, a precisão das informações.
O autor de um texto deve editá-lo antes de enviá-lo a um revisor. Um texto jamais estará pronto, imediatamente após a escrita. Todo texto constitui um processo e, por essa razão, este precisa ser trabalhado.
Concebo a Revisão como uma checagem final antes de qualquer publicação, mas, para isso, é preciso que o texto esteja trabalhado ou pronto para essa etapa. Se um autor redige um texto de qualquer maneira, este não deve ser, imediatamente, enviado a um revisor. Revisor não é “salvador” de autor ou de texto algum.
Antes do envio de um texto a um revisor, é preciso trabalhá-lo, ao menos em relação ao que o autor tiver conhecimento. O Revisor, então, trará outras contribuições e resolverá vários problemas do texto, especialmente aqueles que o autor não observou e que não tem conhecimento a respeito, de maneira a lapidar o texto, a melhorá-lo.
Para o caso de trabalhos acadêmicos, sugiro que a revisão seja realizada alguns meses antes da defesa. É sempre importante, também, validação do orientador em relação à pesquisa. Após a defesa, o texto também necessita de revisão, pois a banca examinadora poderá solicitar retirada de capítulos e reescrita de novos trechos.
Para o caso de outros gêneros textuais, como obras literárias, sugiro que o escritor esgote o seu olhar sobre o texto. E, acreditem, mesmo após esse processo, o revisor encontrará vários problemas no texto. Se todos estiverem engajados nesse processo, revisores e autores, haverá excelência e qualidade em relação à publicação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário